STML entrega nos Paços do Concelho o Memorando Reivindicativo dos Trabalhadores da Higiene Urbana da CML.

A 29 de Maio, os Dirigentes e Delegados sindicais do STML da Higiene Urbana da CML, entregaram nos Paços do Concelho um conjunto de reivindicações às quais os trabalhadores deste setor de atividade exigem respostas com urgência!

Cerca de 800 trabalhadores, das várias categorias profissionais da Higiene Urbana (cantoneiros, condutores de máquinas pesadas e veículos especiais e encarregados), subscreveram este Memorando, dando um sinal inequívoco ao Executivo Municipal liderado por Carlos Moedas sobre os caminhos que de uma vez por todas devem ser assumidos de forma a respeitar os seus direitos e expetativas.

Relembramos que passado quase um ano depois da assinatura do acordo escrito com a CML (JUN.23), e dois anos depois da entrega do Caderno Reivindicativo (MAI.22), continua por solucionar um conjunto de problemas, nomeadamente sobre a abertura dos bares e espaços de toma de refeições de todas as Unidades de Higiene Urbana e em todos os horários de trabalho; o devido tratamento aos trabalhadores acidentados; a melhoria das instalações no campo da sua manutenção e conservação; a efetiva correção dos circuitos de remoção; a manutenção real e eficaz da frota da higiene urbana; ou a valorização das várias categorias profissionais deste setor.

Sobre este último ponto, o Memorando Reivindicativo relembra que no atual quadro político, existem todas as condições para que o Executivo Municipal (PSD/CDS) possa intervir consequentemente junto do Governo (PSD/CDS) no sentido de atualizar em termos de valores e percentagens o suplemento de insalubridade e penosidade, além de avançar e concretizar a identificação e regulamentação das profissões de desgaste rápido, temática profundamente enraizada neste setor de atividade, face ao elevado número de acidentes de trabalho e doenças profissionais diretamente relacionados com a atividade desenvolvida diariamente pelos respetivos trabalhadores.

O STML irá agora aguardar pelas respostas da CML, sublinhando que na semana de 3 a 7 de junho, se irão realizar plenários em todos os locais e horários de trabalho da Higiene Urbana, onde se avaliarão com os trabalhadores os melhores caminhos à defesa dos seus direitos, interesses e expetativas!

Unidos, organizados, com confiança e determinados! Só assim avançamos!

Fonte: STML.

Entrega de Memorando Reivindicativo dos Trabalhadores da Higiene Urbana da CML