Ao longo dos 75 anos de existência temos lutado no ML por condições de trabalho dignas e em segurança.

Todavia nos últimos anos temos assistido a um aligeirar de procedimentos (inclusive os de segurança) como nunca visto, o não cumprimento dos regulamentos em vigor, alterações unilaterais ao AE recentemente assinado e a defesa do “amiguismo” tentando dividir para reinar.

Os trabalhadores do ML sempre souberam na altura exacta dar a resposta e hoje mais uma vez terão de estar à altura de o fazer.

Vivenciámos muito recentemente um acidente, com descarrilamento com passageiros, que é o primeiro da história da empresa, que deveremos questionar-nos do porquê?

Quando fomos chamados para tomar conhecimento da situação, a empresa tinha apenas em mente auscultar a sensibilidade das O.S. para a realização dos eventos da cidade de Lisboa Noite de Santo António e Rock In Rio.

O que consideramos lamentável, porque temos vários temas em aberto como a redução do horário de trabalho, regularização da tolerância de ponto da Sexta-Feira Santa, concursos internos, contratação de trabalhadores, o acerto do pagamento da JMJ aos trabalhadores da DMT e o processo das variáveis que a empresa teima em esperar por mais decisões do tribunal que sucessivamente dão razão aos trabalhadores.

Assim reiteramos a informação do comunicado anterior onde consideramos que até à resolução dos problemas existentes, ao cumprimento integral do AE e regulamentos em vigor não estão reunidas as condições necessárias para que os trabalhadores realizem qualquer tipo de trabalho suplementar nem evento especial.

Fonte: STRUP