A 2 de setembro, o Sindicato concluiu e celebrou finalmente com a Junta de Freguesia de Alcântara um Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP) que garante importantes direitos aos trabalhadores desta freguesia, entre os quais:

A majoração de mais 3 dias de férias com avaliação positiva, via SIADAP;
O descanso compensatório (folga) pelo trabalho em dia-feriado;
O enquadramento do suplemento de insalubridade e penosidade sobre 12 meses, ou seja, incluindo o seu pagamento durante o período de férias dos trabalhadores.
Pode consultar o ACEP aqui.

Depois de um longo processo negocial, o STML saúda os trabalhadores da Freguesia de Alcântara pela sua determinação, confiança e organização em torno do seu Sindicato, elementos vitais nas conquistas agora alcançadas.

O STML continuará este caminho com os trabalhadores de outras freguesias da cidade de Lisboa onde ainda se negoceia e/ou se luta pela obtenção destes mesmos direitos. Relembramos que a maior parte das Juntas de Freguesia que o STML acompanha, já normalizou positivamente este conjunto de direitos, entre outros.

Fonte: STML
10.09.2024