Pelo Reconhecimento das Profissões de Desgaste Rápido! Alargamento e atualização do Suplemento de Insalubridade e Penosidade! Porque a LUTA tem que continuar!
A 25 de junho deste ano, centenas de trabalhadores da CML e das Juntas de Freguesia da cidade de Lisboa engrossaram a manifestação nacional convocada pelo STML e pelo STAL em torno de três reivindicações em particular: o reconhecimento das profissões de desgaste rápido e o alargamento e atualização do suplemento de insalubridade e penosidade (SIP).
Estas reivindicações são centrais na vida de quem trabalha nos setores operacionais das autarquias, com destaque para os trabalhadores da remoção, limpeza e higiene urbana, sem descurar outras realidades setoriais onde se exige, justamente, a atribuição do SIP, mas também o reconhecimento da respetiva profissão como de desgaste rápido. É o caso dos coveiros, dos eletricistas, bombeiros, calceteiros, dos trabalhadores da brigada de coletores, da Casa dos Animais de Lisboa, das oficinas do DRMM, entre muitos outros.
Como o Sindicato sempre afirmou, a 25 de junho iniciou-se com uma grande participação dos trabalhadores da cidade de Lisboa – CML e Juntas de Freguesia -, um processo que terá agora continuidade. Ao Governo exigem-se respostas a estas matérias, sentidas por milhares de trabalhadores de norte a sul do país, como ficou claramente demonstrado nas cerca de 25 mil assinaturas entregues na Residência Oficial do 1º Ministro no passado mês de junho, das quais, perto de 1.600 de trabalhadores do concelho de Lisboa.
No próximo dia 20 de setembro, ambos os Sindicatos irão organizar uma nova manifestação, procurando abrir as portas do processo negocial que neste momento o Governo desvaloriza e pretende manter fechado.
Só com confiança, determinação e uma forte participação dos trabalhadores da cidade de Lisboa, em conjunto com os trabalhadores do resto do país, nos aproximaremos dos nossos objetivos!
O STML colocou um pré-aviso de greve* de 24 horas para o dia 20 de setembro. Às 10h30, todos ao Jardim da Estrela de onde sairemos para a Residência Oficial do 1º Ministro.