A Eurest explora o serviço de refeições de cantinas escolares de vários concelhos, como é o caso do município do Porto.
A empresa mantém nestas cantinas elevados níveis de precariedade laboral.
A esmagadora maioria dos trabalhadores assinam contratos em setembro e são despedidos em junho ou julho do ano seguinte.
Estes contratos sucessivos são ilegais, mas há trabalhadores que trabalham nestas condições há mais de 20 anos.
Aproveitando-se desta precariedade, a Eurest retira direitos aos trabalhadores de um ano para o outro, e, por vezes, não contrata trabalhadores deixando-os no desemprego ao fim de mais de 20 anos, como aconteceu na escola EB 1 do Viso Rua de Bordeaux 1, Porto, com um ajudante de motorista que trabalhava nas cantinas das escolas do município do Porto há 21 anos e mais dois ajudantes de motorista que também trabalhavam há vários anos, bem como trabalhadores de outras categorias e também noutros concelhos.
O sindicato já reclamou a reintegração destes trabalhadores, mas a Eurest nem se dignou a responder.
O sindicato já pediu a intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho nas cantinas escolares para pôr termo a esta precariedade.
O sindicato realiza amanhã, dia 23 de outubro, a partir das 8:30 horas, uma ação sindical de denúncia junto à porta da Escola EB 1 do Viso, na Rua de Bordeaux 1, Porto, no âmbito da Ação Nacional da CGTP-IN “Mobilização, Reivindicação e Luta” que passará pela distribuição de um comunicado aos pais e encarregados de educação e, pelas 8:45 horas, será dada uma Conferência de Imprensa para melhor explicar a situação.

Fonte: SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DE HOTELARIA, TURISMO, RESTAURANTES E SIMILARES DO NORTE