Nos plenários ontem realizados, os trabalhadores do ML – Metropolitano de Lisboa, aprovaram como positivos os resultados alcançados na negociação com a administração e decidiram suspender a greve agendada para hoje e para os eventos especiais e ao trabalho extraordinário.

Nas reuniões realizadas na semana passada, foi possível avançar nas matérias em discussão, indo ao encontro de muitas das reivindicações, o que permitiu mais uma vitória da luta dos trabalhadores do ML que saudamos pela sua determinação e unidade.

Nos termos do acordo alcançado a administração irá pagar a média dos abonos variáveis referentes a 2023 e 2024, incluindo todas as rubricas remuneratórias defendidas pelos sindicatos, assim como irá pagar todas as decisões transitadas em julgado.

Em Janeiro de 2025 iniciar-se-á o processo negocial sobre o Regulamento de Carreira, nos termos das propostas apresentadas pela Empresa e pelas Associações Sindicais, e sobre as variáveis remuneratórias anteriores ao ano de 2023, tendo em vista a obtenção de um acordo até ao final do primeiro trimestre de 2025.

Também foi acordado, como era reivindicação sindical, alterar o horário dos Inspectores de Via e Oficiais de Via, ajustando-os à regulamentação e legislação aplicável.

Fonte: FECTRANS