22 JANEIRO – GREVE
CONCENTRAÇÃO - 11 HORAS - SEDE DA CNIS [PORTO]
10h15 - Concentração em frente à Estação de S. Bento e deslocação, em manifestação, até à sede da CNIS
A Comissão Negociadora Sindical (CNS), que inclui o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, em reunião realizada a 13 de novembro, entregou à Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade que representa as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) suas associadas – a proposta de revisão do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) para 2025.
Para além doutras matérias, a proposta exige um aumento salarial, no mínimo, de 200€, dos níveis remuneratórios da Tabela Salarial em vigor, para os enfermeiros, que se inicia no Nível V, com 1100€.
A 13 de novembro, a CNIS agendou reunião para 16 de dezembro, data em que já teria sido assinado o "Compromisso de Cooperação" com o Governo, que prevê a atualização das transferências financeiras da Segurança Social, para o sector social e solidário, onde se inserem as IPSS.
Contudo, a 16 de dezembro, a CNIS informou a CNS que, afinal, aquela assinatura ainda não tinha sido concretizada prevendo que pudesse acontecer em meados de janeiro. Ficou, então, reunião agendada para 23 de janeiro.
Entretanto não parámos: • As Tribunas Públicas, em outubro; • As arruadas, em novembro; • O Encontro Nacional de Trabalhadores das IPSS, em dezembro.
Face a este novo adiamento e consequente arrastamento do processo, o SEP e restantes sindicatos da CNS, decretaram greve e concentração, para 22 de janeiro, para pressionar a CNIS, mas também o Governo, a negociarem para que sejam garantidos os necessários aumentos salariais e restantes melhorias do clausulado do CCT.
É fundamental a mobilização e adesão dos enfermeiros e restantes trabalhadores à greve. DEFENDE OS TEUS DIREITOS - ADERE À GREVE! MOBILIZA E PARTICIPA NA CONCENTRAÇÃO!
FONTE: SINDICATO DOS ENFERMEIROS PORTUGUESES