O Grupo Madureira’s é dono de vários restaurantes da marca na Região Norte e emprega centenas de trabalhadores.
Os restaurantes deste grupo têm uma boa ocupação, têm muitos clientes, e os preços são atualizados várias vezes no ano.
Contudo, a empresa não paga pontualmente os salários, paga entre o dia 3 e o dia 10 do mês seguinte e não paga juros de mora devidos, violando a Lei.
Além disso, a empresa não dá dois dias de descanso semanal, não dá um fim de semana por mês, não paga o trabalho suplementar nem o trabalho em dia feriado, não paga devidamente as diuturnidades nem o subsídio de alimentação nas férias, conforme determina o Contrato Coletivo de Trabalho.
Hoje, quatro trabalhadores do Restaurante Madureira’s de São Mamede, que não tinham recebido o salário de janeiro tal como os demais trabalhadores, exigiram falar com o sócio gerente da sociedade, que recusou ir ao estabelecimento.
Seguidamente o gerente do restaurante pôs três trabalhadores na rua dizendo que hoje já não trabalhavam, pondo em causa o direito à ocupação efetiva, e despediu o mais novo que trabalha neste estabelecimento há 4 meses sem processo disciplinar e sem justa causa.
O sindicato já requereu a intervenção da ACT a todo os estabelecimentos e vai solicitar uma reunião com a empresa ao Ministério do Trabalho.
Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte