Os Trabalhadores da VEOLIA PORTUGAL, S.A que trabalham nas instalações da SUPER BOCK BEBIDAS, S.A. em Matosinhos, estarão em greve durante 3 dias consecutivos, a partir das 0:00h da próxima segunda-feira, dia 10 de fevereiro de 2025.
Será organizado um piquete de greve logo a partir das 0:00h de segunda-feira, de modo a assegurar que se cumpre o direito à greve, bem como as tarefas de caráter urgente e essencial que assegurem a qualidade dos produtos e a segurança e integridade de equipamentos e instalações.
Esta paragem terá impacto no processo produtivo de toda a fábrica da Super Bock, prevendo-se a sua paragem total.
Esta decisão foi tomada no plenário de Trabalhadores do passado dia 30 de janeiro, onde se discutiu e analisou a postura da VEOLIA, de não aceitar negociar aumentos salariais, e apontou horizontes de luta na defesa do caderno reivindicativo.
A luta destes Trabalhadores, com uma greve anteriormente marcada e, entretanto, suspensa, permitiu já a correção da escala de trabalho com várias melhorias no que diz respeito à previsibilidade dos horários de trabalho, e ainda à regulamentação de uma série de questões pendentes e relativas à disponibilidade dos Trabalhadores para execução de trabalho suplementar.
Porém, a VEOLIA mantém-se irredutível na posição de não negociar aumentos salariais, o que foi considerado inadmissível pelos Trabalhadores.
Estes Trabalhadores executam trabalhos de elevada exigência técnica, bem como de responsabilidades acrescidas do ponto de vista da perigosidade e penosidade dos materiais e processos envolvidos e, por isso, reivindicam salários condizentes com o setor.
Note-se que alguns deles foram já “apanhados” pelo salário mínimo que a VEOLIA considera internamente, em pouco mais de 900€ mensais, o que os Trabalhadores consideram tratar-se de uma afronta e um desrespeito.
São salários de quase salário mínimo nacional para Trabalhadores que, além da exigência técnica da função, trabalham em turnos rotativos e em regime de laboração contínua sem que seja sequer conhecido qualquer pedido de autorização para trabalho em laboração contínua por parte da VEOLIA.
Na SUPER BOCK, em Leça do Balio, a VEOLIA assegura a operação nas centrais de energia, na etar, e na manutenção dos edifícios.
Fonte: SINTAB