A FENPROF, em conjunto com outras estruturas e organizações do setor da ciência e do ensino superior, convoca todos os trabalhadores científicos para uma concentração no dia 9 de julho, com início pelas 9 horas, em frente à Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA SBE), em Carcavelos (Campus de Carcavelos, Rua da Holanda, n.º 1, 2775-405 Carcavelos).

Esta é uma iniciativa nacional em defesa da Ciência Pública e pelo fim da precariedade na Ciência e que é dirigida a todos os trabalhadores científicos, independentemente do seu tipo de vínculo laboral (contrato de trabalho, contrato de bolsa de investigação ou vínculo pontual), da sua função (investigadores, docentes, técnicos, gestores de ciência e profissionais com funções próximas) ou do seu grau académico (doutorados e não-doutorados).

Esta concentração tem como principal propósito exigir que o governo, em particular o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, e as Instituições de Ensino Superior e de Ciência deem uma resposta efetiva e imediata aos trabalhadores do setor do Ensino Superior e da Ciência. Reivindica-se:

O fim do modelo de precarização do trabalho científico e docente;
O crescimento do financiamento público para a ciência e o ensino superior;
A democratização das instituições de ensino superior e de ciência.

Fonte: FENPROF