Os Vigilantes da Natureza do Serviço do Parque Natural da Madeira (SPNM) consideram que este ano não há motivos para comemorações festivas e pretendem assinalar o Dia Nacional como um dia de luta pela dignificação da Carreira – estagnada desde 2008.

No próximo dia 2 de Fevereiro, no Ribeiro Frio, às 12h30, os Vigilantes da Natureza, indignados com a falta de vontade política, vão assinalar as comemorações com uma acção de protesto.

vigilantesOs Vigilantes da Natureza (VN) há muito que reivindicam o cumprimento dos normativos em matéria de horários, de pagamento de suplementos, fardamento, condições de trabalho e têm sido inúmeras as tentativas de negociação de acordo colectivo e regulamentos com a Secretaria do Ambiente e Recursos Naturais e Direcção do SPNM, sem que tenham ainda sido tomadas quaisquer decisões ou sequer apresentadas contra-propostas.

- No SPNM os Vigilantes têm regime de trabalho de carácter permanente e trabalham sábados, domingos e feriados sem receber mais por isso;
- No SPNM os Vigilantes que estão destacados nas Ilhas Selvagens e Desertas (destacamento dura de 2 a 3 semanas seguidas), recebem um subsídio de penosidade que é o mesmo desde 1994 - quando ainda existia o escudo;
- No SPNM os Vigilantes que estão destacados no Porto Santo não recebem nada mais por isso, nem o subsídio de 1994 - porque em 1994 não estava previsto! E em 2016 continua a não estar, apenas por falta de vontade política para tratar de dignificar e valorizar esta Carreira;
- No SPNM impera a anarquia na gestão e organização dos tempos de trabalho: as escalas de serviço só são dadas a conhecer nas vésperas de vigorarem. Na maioria das vezes, os VN não sabem nem onde nem quando começa e termina a semana de trabalho, tornando impossível a organização da vida pessoal.
- No SPNM não são pagas horas de trabalho suplementar, imperam os "acordos de cavalheiros" e trocas de favores.
- No SPNM o fardamento dos VN não está regulamentado. As fardas que utilizam não são as que existem em regulamento.
- No SPNM são os Vigilantes que há trinta anos que mantêm e asseguram a Soberania Nacional nas Ilhas Selvagens, mas no SPNM o salário da base da carreira dos Vigilantes da Natureza é de € 625,
pouco mais do SMN!
- No SPNM não se dignifica a Carreira dos Vigilantes da Natureza.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas