A greve dos trabalhadores da Servirail, que exercem a sua actividade profissional nos bares dos comboios por aumentos salariais, defesa dos direitos e assinatura do AE regista neste momento uma adesão de 100%.
Os 4 comboios que partiram do Porto até esta hora foram todos com os bares encerrados. Nenhum trabalhador se apresentou ao serviço. A adesão é de 100%.
Estes trabalhadores já realizaram três dias de greve este ano com adesão de praticamente 100%. A empresa, para tentar desmobilizar os trabalhadores da luta, implementou um prémio e deu aumentos de 0,35% mas os trabalhadores não se conformam com os mesmos. Esta greve afetará o serviços de refeições dos comboios Alfa Pendular, Intercidades e Internacional.
Cantinas, Refeitórios, Áreas de Serviço e Bares Concessionados
A greve dos trabalhadores das cantinas, refeitórios, fábricas de refeições, áreas de serviço e bares concessionados que se realiza hoje está a ter grande adesão nos hospitais, escolas, centros de formação e fábricas industriais.
Há dezenas de cantinas escolares encerradas, há muitas cantinas dos hospitais onde a adesão é de 100%, estando apenas a serem garantidos os serviços mínimos legais, há centros de formação profissional encerrados e há cantinas de fábricas com grande adesão.
Assim, muitos alunos vão ficar sem refeições, os médicos, enfermeiros e restante pessoal hospitalar vão ter de tomar as suas refeições fora dos hospitais, os alunos dos centros de formação vão ficar sem almoço na cantina e os operários das fábricas vão ter de recorrer à lancheira.
A Gertal convocou ilegalmente trabalhadores para as cantinas hospitalares mas os piquetes de greve estão a desmontar esta tramoia da Gertal e os trabalhadores que foram ameaçados de despedimento estão a juntarem-se ao piquete de greve.
Fonte: Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte