Vamos participar no dia 11 de Abril, pelas 18h00, junto à Embaixada do Brasil, no acto público de protesto pela democracia no Brasil.

protesto democracia brasilA ilegítima prisão Lula da Silva constitui mais um novo e grave passo no golpe de Estado institucional iniciado em 2016 no Brasil, com o escandaloso afastamento da legítima Presidente Dilma Rousseff, cujas arbitrariedades se intensificam.

Um acto que visa impedir a candidatura de Lula da Silva às eleições presidenciais deste ano (Outubro) e procurar assegurar a continuidade de um Governo que está a destruir tudo o que de mais positivo foi alcançado pelos trabalhadores e o povo brasileiros ao longo de muitas décadas de luta, sobretudo durante os mandatos de Lula da Silva e Dilma Rousseff.

O rol de medidas contra os direitos, os rendimentos dos trabalhadores e as condições de vida dos trabalhadores e do povo brasileiros não deixa dúvidas de que o golpe foi contra eles e o seu movimento sindical. Juntam-se também as medidas arbitrárias e as acções de violência contra responsáveis e activistas políticos e sociais brasileiros e contra manifestações e em defesa da democracia.

Contudo, a resistência dos trabalhadores e do povo brasileiros conseguiu contrariar alguns dos planos golpistas, como foi o caso da reforma da previdência, o maior programa de distribuição da riqueza do Brasil, que visava privatizar as partes mais rentáveis do sistema, o aumento da idade da reforma (em muitos casos para além da esperança de vida), o congelamento das pensões.

Dar por isso expressão à mais ampla indignação e denúncia deste gravíssimo processo é fundamental como acto de solidariedade e para contrariar a campanha de desinformação e manipulação mediática que lhe dá cobertura em Portugal, um contributo dos trabalhadores e do povo português para parar e reverter este processo.

Apelamos à participação e à mobilização para o acto público de protesto na quarta-feira, dia 11 de Abril, pelas 18h00, junto à Embaixada do Brasil.

 

INT/CGTP-IN
10.04.2018