A CGTP-IN enviou aos sindicatos gregos uma mensagem de solidariedade com a luta que desenvolvem contra a implementação da semana de 6 dias. Na mensagem a CGTP-IN expressou às duas centrais gregas a confiança na luta do povo grego contra esta política de retrocesso. Relembrando que no passado em Portugal se derrotou o intento de impor mais 5 horas de trabalho aos trabalhadores da administração pública e local, saudou a luta dos trabalhadores gregos que em muitas empresas já conseguiram impedir a implementação destas medidas.

O governo grego, Ignorando as exigências do aumento substancial dos salários e pensões, da obrigatoriedade da aplicação da contratação colectiva, de medidas de saúde e segurança no trabalho, de redução do horário de trabalho, impôs um pacote de medidas que acompanha os interesses dos grandes grupos económicos com a desregulação e aumento dos horários de trabalho, introduzindo um sexto dia de trabalho e 48 horas semanais, o alargamento do trabalho suplementar não pago e o aumento da idade de reforma.

Reafirmando os laços de amizade e solidariedade que unem os trabalhadores dos dois países, a CGTP-IN continuará a demonstrar a solidariedade de sempre com a luta do povo e dos trabalhadores da Grécia.

INT/CGTP-IN
09.07.2024