A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN) deseja fraterna e solidariamente que a jornada de luta dos trabalhadores peruanos convocada pela Confederação Geral dos Trabalhadores Peruanos (CGTP) para o dia 19 de Julho seja um enorme sucesso.

Saudamos a luta pelo aumento dos salários e pensões, contra os ataques aos direitos dos trabalhadores, pela defesa da democracia, contra a repressão, pela liberdade sindical, contra a privatização da água, contra o aumento do custo de vida.

Saudamos a resistência dos trabalhadores e da sua central sindical, a CGTP, ao agravamento da situação no Perú, em que o governo de Dina Boluarte, sem sustentação popular, prossegue com a aprovação de legislação favorável ao grande capital, do desinvestimento nos serviços públicos, dos ataques às leis laborais e à liberdade sindical.

Em Portugal os trabalhadores, convocados pelos seus sindicatos e pela sua central, a CGTP-IN, têm feito a luta nos seus locais de trabalho e nas ruas, exigindo o aumento geral e significativo dos salários, o desbloqueio da contratação colectiva, o fim dos horários longos e desregulados e da precariedade, da política de aumento da exploração e favorecimento do grande capital do governo de direita Um empenho na luta bem demonstrado recentemente na semana de esclarecimento, acção e luta, convocada pela CGTP-IN.

A CGTP-IN saúda a grande convergência na Greve Nacional de dia 19 de Julho convocada pela CGTP e por parte de outras organizações peruanas, demonstrando a pertinência da mobilização para a luta contra as políticas antilaborais e antidemocráticas do governo de direita.

Desejamos, em nome dos trabalhadores portugueses, êxito para este dia de luta, para que seja uma forte demonstração dos trabalhadores e do povo peruano para a necessidade da melhoria das condições de vida e de trabalho.

INT/CGTP-IN
19.07.2024