A CGTP-IN enviou às centrais do Perú e de França uma mensagem de solidariedade pelas jornadas de luta que desenvolvem hoje.
No Perú os trabalhadores saem à rua em defesa do direito de greve, da negociação coletiva e por salários e pensões dignas. Esta acções denunciam o ataque do governo peruano aos trabalhadores e ao povo, e por consequência às suas organizações representativas. Um governo ilegítimo que tem promovido a degradação das condições de trabalho, a instabilidade e a insegurança, a promiscuidade entre interesse público e privado e que tem encontrado nos trabalhadores peruanos uma forte resistência e luta.
Já em França os trabalhadores realizam um dia de greve com manifestações para exigir uma outra política, pelo direito à reforma, contra a retira de dias de férias e descanso, contra o congelamento dos salários, pelos serviços públicos e a segurança social.
O desrespeito pela decisão dos franceses e a imposição de governos antipopulares e contra os trabalhadores tem merecido a forte oposição dos trabalhadores franceses. Os trabalhadores têm dado o exemplo de resistência e luta contra as políticas que favorecem o capital e as grandes empresas, e que, aliadas aos constrangimentos da União Europeia, procuram intensificar a exploração e alimentar os lucros.
A CGTP-IN expressou a solidariedade com as organizações sindicais e os trabalhadores destes países, expressando o desejo dos maiores sucessos a estas jornadas.
INT/CGTP-IN
02.10.2025