Os representantes dos trabalhadores para a segurança e saúde no trabalho é o tema central da conferência europeia que está a decorrer desde 22 de Maio, em Budapeste, onde a CGTP-IN se faz representar por Fernando Gomes, responsável, na Central, pela segurança e saúde no trabalho.

Esta conferência, promovida pelo Instituto Sindical Europeu (ISE/ETUI) da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), decorre num momento particularmente grave no plano da prevenção e promoção dos acidentes de trabalho, com a Comissão Europeia a não ter ainda aprovada uma nova estratégia europeia para o período de 2013-2020.

A não aprovação da estratégia transmite-nos uma mensagem de que, para haver competitividade, deixa-se degradar as condições de trabalho e coloca-se em risco a vida de quem trabalha.

Nesta conferência é lançado o desafio às organizações sindicais de que lutem para que haja uma nova estratégia europeia para a segurança e saúde no trabalho.

A CGTP-IN tem defendido, no âmbito do Conselho Consultivo da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que, independentemente de haver estratégia europeia, Portugal deve aprovar a sua própria estratégia.