No âmbito da rotação das centrais sindicais portuguesas nas agências e comités europeus, a CGTP-IN passa a estar representada no Comité Consultivo para a Segurança e Saúde no Local de Trabalho, que funciona no âmbito da Direcção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão da Comissão Europeia, com sede no Luxemburgo.

O Comité Consultivo para a Segurança e Saúde no Local de Trabalho tem uma composição tripartida, trabalhadores, governos e patronato, em representação dos 27 países da União Europeia. A Croácia participa com o estatuto de observador.

A CGTP-IN, representada por Fernando Gomes, enquanto responsável do Departamento de Segurança e Saúde no Local de Trabalho, participou, a 29 e 30 de Maio, na reunião do grupo dos trabalhadores, onde se preparou a reunião de hoje do Plenário do Comité.

Nesta reunião, o representante da CGTP-IN teve já a oportunidade de intervir sobre a necessidade da Comissão Europeia (CE) aprovar a nova estratégia europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, pela sua importância na melhoria das condições de trabalho, criticando o atraso verificado, quando noutras situações a CE é muito célere no ataque aos direitos dos trabalhadores.

De igual modo, fez uma análise crítica às estatísticas, em Portugal, sobre os acidentes de trabalho, por não serem consideradas as mortes ocorridas já nos hospitais, em função dos acidentes de trabalho, e a falta de dados sobre as doenças profissionais, uma realidade cada vez mais preocupante nos locais de trabalho.