No Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, que se assinala a 17 de Maio, a CGTP-IN, manifesta o seu compromisso de lutar contra todo o tipo de discriminações, nos locais de trabalho e na sociedade.

Os trabalhadores e trabalhadoras Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgéneros, Queer, Intersexo e outros (LGBTQI+) são frequentemente vítimas de violência, intimidação e assédio, discriminação e exclusão devido à sua orientação sexual ou identidade de género.

Muitas vezes vivem a discriminação e o assédio na solidão, sem nunca fazerem frente aos agressores e sem denunciarem aos Sindicatos e às autoridades competentes a sua condição de vítima.

Como temos assistido nos últimos tempos, o surgimento da extrema-direita, com maior ou menor visibilidade, levou ao aumento de discriminações e perseguições a pessoas LGBTQI+, mas também, do racismo e xenofobia, da discriminação sobre as mulheres e imigrantes.

Neste sentido, a CGTP-IN, continuará a defender os direitos humanos das pessoas LGBTQI+, a combater a discriminação, a violência e o discurso de ódio perpetrado com base na orientação sexual e na identidade de género.

Lutaremos para que todos os locais de trabalho estejam livres de discriminação e assédio.

Trabalharemos para que os trabalhadores e trabalhadoras LGBTQI+ se sintam incluídos/as nas propostas e na actividade, dos Sindicatos e se possam sindicalizar e organizar nos sindicatos da CGTP-IN.

Contra a discriminação, a luta continua!

DIF/CGTP-IN
16.05.2023