mulheres debate doencasA CIMH, no âmbito do Projecto em desenvolvimento sobre as Doenças Profissionais das Mulheres Trabalhadoras, que conta com o Apoio Técnico e Financeiro às Associações Não Governamentais de Mulheres (ONGM) na execução das políticas nacionais para a promoção da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens, realizou em 29 de Setembro uma Acção de Sensibilização Nacional sobre o tema.

Esta Acção, que contou com a presença de representantes sindicais de 13 Uniões Distritais, constituiu um excelente contributo para se aprofundar o debate sobre a (suposta) neutralidade das doenças profissionais e suas causas, bem como para a capacitação de activistas para a prevenção e combate às doenças profissionais numa perspectiva de género, contribuindo assim, para uma melhoria efectiva das condições de trabalho. Neste sentido, foram fundamentais as questões e opiniões suscitadas pelos/as participantes e os contributos dos oradores/as: Fátima Messias (Coordenadora da CIMH/CGTP-IN), Carlos Silva Santos (médico de Saúde Pública e Ocupacional), Hélder Pires (representante da CGTP-IN no Conselho Consultivo do DPRP), Joaquim Dionísio (advogado na ANDST), Cláudia Santos (operária, vítima de doença profissional) e Isabel Camarinha (Secretária-Geral da CGTP-IN).

Foram ainda apresentados os produtos deste Projecto (Guia e Folheto), cuja distribuição, em formato papel, se iniciou agora.

Pretende-se que o uso destes materiais permita dar visibilidade à temática das doenças profissionais que afectam as mulheres, em especial, as Lesões Músculo-Esqueléticas Relacionadas com o Trabalho (LMERT), para além das doenças resultantes do stress e do assédio laboral, assim como combater as causas que fazem das mulheres, a maioria dos/as trabalhadores/as que sofrem de doenças profissionais em Portugal.

CIMH/CGTP-IN
01.10.2020