mariaA Inter-Reformados esteve presente na reunião de meio de mandato da FERPA que decorreu, em Roma, Itália de 10 a 12 de Outubro de 2017. A IR/CGTP-IN fez-se representar através da camarada Maria Isabel Lemos cuja intervenção, abaixo transcrevemos:

Camaradas:
Trazemos hoje à reflexão dois assuntos:
O primeiro é a opinião da nossa organização sobre o papel da FERPA. Fazemo-lo para que fica muito clara a nossa posição sobre este assunto amplamente debatido no interior da organização e ratificada na nossa conferência nacional realizada em Fevereiro deste ano. Aliás, já foi enviada ao Conselho executivo da FERPA. Aqui e agora divulgamo-la a todos vós.
O posicionamento da União Europeia (UE) visando impedir a reposição e conquista de direitos e rendimentos pelos trabalhadores, reformados e pensionistas portugueses demonstra o carácter anti-democrático dos instrumentos por ela invocados (Semestre Europeu, Governação Económica, Tratado Orçamental, etc.) e dos objectivos visados: a exploração e o empobrecimento. Mostra como a luta em defesa de direitos e aspirações de quem trabalha ou trabalhou é indissociável da luta pelo fim dos instrumentos de domínio supranacional da UE e pela recuperação das parcelas de soberania sem as quais a justiça social e o direito ao desenvolvimento do nosso povo e do nosso país não serão concretizados. A UE expõe-se cada vez mais como o instrumento de domínio do grande capital e das grandes potências; uma articulação contra os direitos de quem trabalha ou passou a vida a trabalhar.
A Inter-Reformados CGTP-IN considera que a defesa dos direitos e aspirações dos reformados e pensionistas só será possível com outra Europa dos trabalhadores e dos povos, de paz e justiça social; uma Europa de cooperação entre Estados soberanos e iguais em direitos.
Na opinião da Inter-Reformados CGTP-IN, face à ofensiva dos círculos dominantes do grande capital na UE, a FERPA deve:
- Desempenhar um papel activo na solidariedade, na cooperação e na unidade na acção em defesa dos interesses, direitos e aspirações dos reformados, pensionistas e idosos;
- Ser um espaço de troca de informações, experiências de acção e luta e de definição de acções comuns e convergentes das organizações;
- Ser um espaço unitário que salvaguarde a autonomia e a independência das organizações de cada país e não um sindicato europeu;
- Aprofundar o carácter democrático do processo de decisão, implementando um quadro de igualdade entre organizações e de tomada de decisões por consenso;
- Respeitar e valorizar a diversidade de organizações, de objectivos e estratégias de luta, sendo para tal fundamental contribuir para o reforço da unidade na acção e da luta em cada país.
Não sendo constituída por trabalhadores no activo, a Inter-Reformados CGTP-IN não é um sindicato nem tem por objectivo vir a constituir-se enquanto tal no plano nacional ou internacional. Assim, consideramo-nos representados na direcção da Confederação Europeia de Sindicatos (CES) pela direcção da CGTP-IN, organização sindical à qual estamos ligados e que expressa o projecto de transformação social pelo qual lutamos, nas suas formas e objectivos.
Camaradas:
O outro assunto que tem vindo a preocupar muito os reformados da IR-CGTP é a questão da Paz.
Todos os povos amam a paz. No entanto, a Humanidade vive um dos momentos mais complexos e perigosos da sua história recente. Ingerências, boicotes, ocupações, fabricação de conflitos guerras são a resposta do imperialismo ao aprofundamento da crise estrutural do capitalismo, em violação do Direito Internacional, para alcançar os seus objectivos de obtenção do lucro máximo, por via do domínio geoestratégico, político, económico e de rapina dos recursos naturais de países soberanos.
A paz, mais do que a simples ausência de guerra, é condição de progresso económico e social, de sobrevivência da própria espécie humana e de manutenção da vida sobre a Terra. Mas a ameaça representada pelo intervencionismo das grandes potências imperialistas, com destaque para os EUA e os seus aliados europeus e de outros continentes, bem como pela existência e papel da NATO e a presença de armamentos nucleares nos arsenais de alguns países, pesa sobre cada um de nós, sobre os povos, sobre todos os seres vivos no planeta, agravam a insegurança e a instabilidade na Europa e no mundo.
Os conflitos e as guerras, as invasões e ocupações tiram a vida a milhares de homens e mulheres, crianças e idosos e provocam milhões de refugiados que, na tentativa de escapar à fome e à morte, procuram acolhimento noutros países, designadamente europeus, num quadro de intolerável insensibilidade e de cumplicidade da União Europeia com práticas desumanas e xenófobas de vários Estados-Membros. Homens, mulheres, crianças e idosos que, às dezenas de milhar, acabam por perder a vida, designadamente na travessia do Mediterrâneo.
Camaradas:
Queremos todos que os nossos netos e os netos deles possam viver num mundo mais limpo, mais verde e mais pacífico.
Reafirmamos o nosso compromisso de esclarecimento e mobilização dos reformados organizados nos sindicatos da CGTP-IN, para que se mantenham atentos e informados, activos e interventivos, face à evolução da situação europeia e internacional, lutando em defesa das liberdades, da democracia e do direito soberano dos povos e países decidirem do seu próprio destino, apelando a todas as organizações, sindicais ou e outras, para que se batam por um mundo mais justo e solidário, de paz e progresso.