inter-reformados-frentecomum1No dia 2013-06-05, realizou-se o 1º Encontro de Aposentados da Administração Pública, no Auditório do Montepio Geral, na Rua do Ouro em Lisboa.
O Encontro, da iniciativa da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública (FCSAP), sob o lema «Por uma aposentação digna, contra o roubo das pensões», visou preparar a resposta do movimento sindical ao ataque a que este governo tem submetido os direitos dos reformados e, em particular os aposentados da função pública, sobre os quais recaem novas e graves ameaças.

A mesa, presidida por Ana Avoila, contou com a presença de dirigentes e aposentados dos sindicatos da Administração Pública, bem como de convidados, entre os quais, Fátima Canavezes em representação da Inter-Reformados Nacional e Casimiro de Menezes, em representação do MURPI.

No decorrer do Encontro registaram-se várias intervenções sobre o tema em análise, por parte de elementos presentes na assembleia e na mesa. Foi apresentado pelo economista Eugénio Rosa o estudo “As mentiras do governo, os ataques aos aposentados, as ameaças futuras às pensões e as dificuldades financeiras criadas pelos sucessivos governos sucessivos governos à CGA”, contendo dados e reflexões que serão úteis a todos quantos estão interessados em conhecer com mais profundidade os sistemas da Caixa Geral de Aposentações e da Segurança Social, para melhor podermos defender um sistema de segurança social público e universal.

O Encontro que lotou o auditório do Montepio, terminou com a apresentação, discussão e aprovação de uma Resolução que contém as reivindicações dos trabalhadores aposentados. Em seguida, os participantes deslocaram-se em manifestação de protesto, sob a forma de cordão humano, até ao Ministério das Finanças, para onde será remetida a Resolução aprovado no Encontro.

Sobre este evento ver: http://www.frentecomum.com/#!sobre-1/c1rjx e ainda http://www.eugeniorosa.com/Sites/eugeniorosa.com/Documentos/2013/1-ENCONTRO-Aposentados.pdf