enferm3A interjovem/CGTP-IN está solidária com os jovens enfermeiros que, organizados no seu sindicato de classe, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, vêm aqui hoje reivindicar o pagamento de retroactivos relativos às horas penosas de trabalho realizadas de 2008 a 2012.

Estes jovens enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho exercem funções públicas e detém os mesmos conteúdos funcionais que os enfermeiros com Contrato Colectivo de Trabalho para Funções Públicas e têm as mesmas responsabilidades, as mesmas qualificações, os mesmos superiores hierárquicos, logo são “funcionários públicos”, razão pela qual NÃO PODEM SER DISCRIMINADOS.

São jovens trabalhadores que trabalharam sem receber Natais, Páscoas, Passagens de Ano, Feriados, Sábados e Domingos destes últimos cinco anos, privados das suas famílias e amigos, e até o próprio Conselho de Administração demonstra cumprir estas directivas ao proceder aos pagamentos, a partir de 2013, de forma igual a todos os enfermeiros, independentemente do vínculo laboral.

Sendo que, para além disto, grande parte dos enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental aufere valores inferiores ao que está estipulado para o ingresso na Carreira Especial de Enfermagem, para profissionais com um vínculo público.

Como se não bastasse têm uma carga horária semanal superior (40h). Assim, a Interjovem/CGTP-IN junta-se a estes jovens enfermeiros para reforçar a sua exigência de que A TRABALHO IGUAL CORRESPONDA SALÁRIO IGUAL e apela a que se juntem à chegada a Lisboa da Marcha Contra o Empobrecimento organizada pela CGTP amanhã às 14:30 nos Armazéns do Chiado