jovTodos os anos a Interjovem mobiliza jovens trabalhadores, desempregados e estudantes, de norte a sul do país, para comemorarem o Dia Nacional da Juventude.

 

 

 

 

Este é um dia em que se evoca o dia 28 de Março de 1947, dia da festa da juventude Algarvia, em Bela Mandil (terreno arborizado) - Olhão, um dia de coragem e resistência dos jovens algarvios que, em plena ditadura fascista, resistiram à intimidação de guardas armados da GNR que os obrigava a suspender imediatamente as actividades de convívio que decorriam (música tocada por músicos amadores, baile, comensalidade) e a retirarem-se sem delongas.

Hoje, evocamos essa resistência e determinação dos jovens de outrora porque vencer é nunca desistir. Hoje, os jovens trabalhadores também não desistem de lutar, de quererem uma vida melhor, terem direito a trabalhar, viverem e serem felizes no nosso país.

É urgente derrotar a política de direita, que deixa, a meio do mês, uma grande camada dos jovens trabalhadores a contar os trocos, que os leva a deixar a família e os amigos para procurar trabalho no estrangeiro.

A preparação do Dia Nacional da Juventude teve início no dia 23 de Março, numa acção de contacto e proximidade com os jovens trabalhadores, intitulada "Juventude em Marcha". Durante cinco longos dias a Interjovem percorreu o país e contactou inúmeros trabalhadores chamando-os para a luta. Alertando-os para a antecâmara do desemprego - a precariedade dos vínculos que atinge milhares de jovens trabalhadores, que promove os baixos salários, a exploração e o empobrecimento das novas gerações.

DIA 28 DE MARÇO PARTICIPA NA MANIFESTAÇÃO

cab interjovem