igualdade marcoA Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens – CIMH/CGTP-IN promove a 9ª edição da SEMANA DA IGUALDADE, entre 7 e 11 de Março, em todo o país, sob o lema A Igualdade tem de existir| Para o país evoluir, que também assinala o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora (8 de Março).

Estão programadas Tribunas Públicas, Concentrações, Manifestações, Debates, Arruadas e Caminhadas pela Igualdade, em diversas cidades, entre elas: Viana do Castelo, Bragança, Castelo Branco, Fundão, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Beja, Faro e Funchal.

7 de MARÇO

DISTRITO DO PORTO

11h30: ACÇÃO DE DENÚNCIA PÚBLICA (com testemunho de trabalhadora) - à porta da loja do LIDL, em Ermesinde: violação de direitos de parentalidade. » Com conferência de imprensa, convocada pelo CESP/Porto.

14h30: ACÇÃO DE DENÚNCIA PÚBLICA - à porta da loja MINIPREÇO - Matosinhos: violação de direitos de conciliação/horários flexíveis. Com conferência de imprensa, convocada pelo CESP/Porto.

DISTRITO DE LISBOA

11h30: ACÇÃO PÚBLICA - à porta do HOSPITAL DE SANTA MARIA - Lisboa: condições de trabalho - horários - conciliação - salários, de trabalhadoras/es da Saúde, de diversas profissões (auxiliares, enferemeiras/os, pessoal de limpeza, pessoal do refeitório). Com conferência de imprensa, convocada pela USL.

DISTRITO DE FARO

10h00: DEBATE TEMÁTICO "As desigualdades salariais entre homens e mulheres", na Escola João de Deus, em Faro, para pessoal docente e não docente e alunos/as. Com conferência de imprensa, convocada pela USAL. Participação da Coordenadora da CIMH/CGTP-IN (Fátima Messias).

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA - FUNCHAL

09h00/11h30: ACÇÃO DE RUA, junto ao Centro Comercial Madeira Shopping, sob o tema: Horários de Trabalho e conciliação. Com conferência de imprensa, convocada pela USAM.

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES - HORTA

10h00: DEBATE A desigualdade salarial entre homens e mulheres, na Casa-Memória Manuel de Arriaga. Com conferência de imprensa, convocada pela USH.

8 DE MARÇO

LISBOA

9h30/11h30: Sessão comemorativa com trabalhadoras da C.M.Lisboa, no Cinema S. Jorge (com a participação da secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha)

15h00: Concentração de activistas e trabalhadoras, no Largo Camões, com desfile para a Assembleia da República (com a participação da secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha)

PORTO

07h00: Acção de denúncia pública, à porta do Modelo Continente - Amial (com testemunho de trabalhadora)

15h00: Concentração de activistas e trabalhadores/as, na Praça da Batalha com desfile até à Tribuna Pública, na Trindade.

CASTELO BRANCO

10h00: Concentração junto à CM C.Branco e CM Covilhã, com conferências de imprensa

15h30: Fundão: Concentração (Av. Liberdade) e Desfile até à Tribuna Pública (junto praça de taxis)

LEIRIA

17h00: Concentração (Mercado de Santana) com Cordão Humano até Tribuna Pública (Largo do Papa).

ÉVORA

14h00: Concentração frente à CME e Marcha até ao Palácio D. Manuel.

BEJA

10h30: Tribuna Pública, nas Portas de Mértola (centro de Beja).

FARO

10h00: Tribuna Pública, no centro de Faro (junto à CCDR).

LAGOA (Açores)

10h00: Debate sobre o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, no Cine-Teatro Lagoense e conferência de imprensa no final.

FUNCHAL (Madeira)

10h00: Arruada (com início junto à Loja do Cidadão) com Desfile até ao Instituto de Emprego, sobre o tema: Pobreza no feminino - Conferência de imprensa no final.

Greve (todo o dia) no Infantário Rainha Sta. Isabel, no Funchal.

DIA 9 DE MARÇO

SANTARÉM

10h30: Tribuna Pública sobre o Direito a trabalhar com vida pessoal e familiar, junto ao W Shopping, em Santarém (com a participação da secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha).

LISBOA

11h30: Concentração à porta do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.

SETÚBAL

15h00: Concentração na Praça do Bocage, com desfile pela baixa de Setúbal e Tribuna Pública no Largo da Misericórdia (com a participação da secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha).

DIA 10 DE MARÇO

BRAGANÇA

CONFERÊNCIA/DEBATE sobre a Igualdade entre Homens e Mulheres, 15h00, no Auditório da ESTIG/IPB - Com a participação do IPB - Instituto Politécnico de Bragança, da ACT - Autoridade para as Condições de Trabalho e da CIMH/CGTP-IN.

PORTO

PLENÁRIOS com as trabalhadoras da FICO-CABLES - Maia (10h30 e 16h00) (com a participação da secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha);

Acção junto ao HOSPITAL DE S. JOÃO (14h30) (com a participação da secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha).

SANTARÉM

ENCONTRO DE CONVERSAS INFORMAIS sobre Igualdade - Desafios do presente e para o futuro, das 9h00 às 13h00, no Auditório do Palácio do Infantado, em Samora Correia (STAL)

LISBOA

TRIBUNA PÚBLICA sobre a Igualdade e o combate às discriminações, 15h00, no Jardim da Graça, em Torres Vedras.

PONTA DELGADA (Açores)

CAMINHADA, 10h00, no centro histórico de Ponta Delgada, com distribuição do folheto e contactos com a população.

FUNCHAL (Madeira)

PLENÁRIO com as trabalhadoras do Infantário Rainha Sta. Isabel (que estiveram em greve no dia 8 de Março) e Conferência de Imprensa, às 14h00, junto à porta do Infantário.

DIA 11 DE MARÇO

PORTO

11h00: ASSEMBLEIA DE DELEGADAS/OS DA EDUCAÇÃO, com ponto específico sobre a Igualdade (Assédio e pressão laboral), na Casa Sindical do Porto (R. Padre António Vieira, 195), com a participação da CIMH/CGTP-IN.

14h30: CAMINHADA PELA IGUALDADE, do Cais de Gaia até à Ribeira do Porto, com TRIBUNA PÚBLICA. Intervenções sindicais e encerramento da Semana da Igualdade no Distrito.

VIANA DO CASTELO

10h00: TRIBUNA PÚBLICA, no centro de Viana do Castelo (Praça da República) com intervenções sindicais e distribuição do folheto central.

AVEIRO

15h00: TRIBUNA PÚBLICA, com representantes sindicais e trabalhadores. Intervenções sindicais e testemunhos, em Santa Maria da Feira

HUBER TRICOT – S.M. Feira – GREVE (todo o dia).

10h30/12h30: ARRUADA na Rua Augusta – Comércio da Baixa

FARO

10h00: CAMINHADA pela Rua das lojas, em Portimão e distribuição de folheto no COMÉRCIO LOCAL

14h00: PLENÁRIO na CAIFE – CENTRO DE APOIO A IDOSOS DE FERRAGUDO, com projecção de filme e intervenções sindicais.

Foram agendados e identificados mais de um milhar de empresas e serviços, onde se realizarão Plenários e Acções Públicas à porta, com a participação das trabalhadoras e trabalhadores com testemunhos acerca das desigualdades, discriminações e retrocessos na igualdade de género que existem nos locais de trabalho, bem como das soluções e propostas para os resolver e ultrapassar.

No âmbito da preparação desta 9ª edição da Semana da Igualdade, a CIMH já divulgou quatro Estudos Temáticos, com dados, factos e números actuais, em torno da situação actual da mulher no trabalho: Pobreza no feminino; Protecção social das mulheres; Habitação e custo de vida; Emprego, desemprego e salários das mulheres.

Serão ainda divulgados, durante a Semana da Igualdade, novos Estudos no âmbito da Natalidade, Fecundidade e Estruturas Sociais de Apoio à Família.

Promoveu também o Debate “As mulheres trabalham mais e ganham menos – porquê? no dia 23 de Fevereiro, que divulgou novos dados e análises actualizadas sobre este tema.

A Semana da Igualdade vai centrar a atenção e a acção pública em torno da: Igualdade no acesso ao emprego; Desigualdade salarial; Maternidade e Paternidade; Conciliação do trabalho com a vida pessoal e familiar; Assédio laboral; Doenças profissionais das mulheres; Combate às violências no trabalho e na vida.

Está prevista a participação de milhares de delegadas, dirigentes sindicais e trabalhadoras em todo o país, para além da realização de greves em empresas com maioria de mulheres.

Lisboa, 03.03.2022

DIF/CGTP-IN