IMG 0072 708x472Prosseguir a Luta para defender o país e acabar com o terrorismo social
A CGTP-IN saúda as trabalhadoras e os trabalhadores, bem como todas as organizações e activistas sindicais dos sectores público, privado e empresarial do Estado que juntamente com a população de 24 cidades dos vários distritos do Continente e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, marcaram presença em grandiosas manifestações, dando corpo a uma imensa onda de combatividade e solidariedade e, em uníssono, afirmaram a sua firme vontade de prosseguir a luta para correr com este Governo o mais depressa possível, condição necessária e urgente para defender o país do desastre e da falência e acabar com o terrorismo social.

Prosseguir a Luta para defender o país

e acabar com o terrorismo social

Saudação aos Trabalhadores

A Comissão Executiva da CGTP-IN, reunida hoje em Lisboa, fez o balanço da Manifestação Nacional de 16 de Fevereiro, tendo concluído que foi magnífica a resposta dada pelos trabalhadores, desempregados, reformados e outras camadas da população ao apelo de uma grande jornada nacional de protesto e luta contra o Governo do PSD/Passos Coelho e CDS/Paulo Portas, a exigência de uma ruptura com a política de direita e uma nova política alternativa e de esquerda.

Esta jornada fica assinalada como mais um marco de luta memorável, onde a firmeza e a combatividade estiveram de mãos dadas com a confiança de quem acredita que outra política é possível e a certeza de que um futuro de desenvolvimento económico e de progresso social será construído pelas suas próprias mãos.

É com esta firme convicção que já hoje os trabalhadores de várias empresas estiveram em luta e que, até ao final de Março, todos os dias são dias de protesto e de luta, no âmbito da Acção Geral de Protesto, Proposta e Luta, convocada pela CGTP-IN.

Uma Acção Geral de Protesto, Proposta e Luta que vai desenvolver-se de múltiplas e diversificadas formas, com realização de greves, paralisações, concentrações e manifestações em todo o país, com o objectivo de resistir à violenta ofensiva capitalista, pelo aumento dos salários, pela manutenção dos postos de trabalho, contra o encerramento de empresas, pelo pagamento de salários em atraso, pela afirmação dos direitos laborais e sociais e pela defesa do direito à habitação, dos serviços públicos e das Funções Sociais do Estado na Saúde, Educação Segurança Social. Das inúmeras lutas já marcadas, anunciamos desde já as seguintes:

§ Semana de luto e em luta, da FENPROF, pela profissão e em defesa da escola pública, de 18 a 22 de Fevereiro;

§ Luta dos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, dia 20 de Fevereiro;

§ Acção em frente da Assembleia da República, pelas 15H00 para entrega da Iniciativa Legislativa Cidadãos (ILC), no dia 28 de Fevereiro;

§ Greve dos trabalhadores da Rodoviária do Tejo, de 28 Fevereiro a 6 de Março;

§ Dia Internacional da Mulher, em 8 de Março;

§ Manifestação Nacional Trabalhadores e Reformados do Sector Transportes, 9 de Março;

§ Acção Nacional pela exigência da publicação das portarias de extensão, dia 13 de Março;

§ Manifestação Nacional dos Trabalhadores da Administração Pública, dia 15 de Março;

§ Manifestação do Dia Nacional da Juventude, em 27 de Março.

A CGTP-IN exorta todos os trabalhadores, todos os dirigentes, delegados e activistas sindicais, a intensificar a acção sindical nos locais de trabalho, assumindo a negociação colectiva e a acção reivindicativa como o meio prioritário de intervenção para resolver os problemas, aumentar os salários e defender os direitos; a reforçar a organização sindical de base, dando um novo impulso à sindicalização e eleição de delegados sindicais; dinamizar a recolha de assinaturas para a petição em defesa das Funções Sociais do Estado.

Viva a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras!

Trabalho com Direitos! Saúde e Educação para todos! Segurança Social Pública, Solidária e Universal

Por um Portugal Soberano, Democrático, Solidário e Progressista. Por um Portugal de Futuro!

18 de Fevereiro de 2013

A Comissão Executiva da CGTP-IN