sns lisboaGanha maior importância, face à actual situação em que se encontra o SNS, a MANIFESTAÇÃO de denúncia e protesto que a União dos Sindicatos de Lisboa (no âmbito da Campanha Nacional de Defesa e Reforço do SNS, promovida pela CGTP-IN), vai realizar com a plataforma Lisboa em Defesa do Serviço Nacional de Saúde no dia 15 DE SETEMBRO, PELAS 15H00 (do Saldanha para o Ministério da Saúde).

O Serviço Nacional de Saúde é o garante de que todos os cidadãos e famílias têm, efectivamente, direito à Saúde! Por isso deve ser garantido pelo Estado na esfera pública!

Constitui exemplo recente o facto de o SNS, apesar de muitas insuficiências e das dificuldades sentidas, ter sido o único a dar resposta no combate à pandemia COVID 19, com o empenho e dedicação dos seus profissionais de saúde, ao contrário do sector privado, que teve um comportamento reprovável e fechou as portas no combate ao vírus, ficando mais uma vez provado que saúde e negócio são incompatíveis!

O SNS sofre as consequências de políticas levadas a cabo por sucessivos governos (PS, PSD e CDS), sendo um dos problemas mais graves e visíveis a falta de profissionais de saúde, que se foi agravando, dada a sua desvalorização profissional e as más condições de trabalho, o que leva a que muitos emigrem ou se transfiram para o sector privado.

Os problemas estão à vista, têm vindo a ser denunciados constantemente e têm impactos gravíssimos no acesso da população aos serviços de saúde: serviços de urgência hospitalares encerrados; aumento das listas de espera para consultas da especialidade e cirurgias; encerramento/fusão de serviços hospitalares; redução de camas; falta de equipamentos clínicos.

É neste contexto que os grupos privados ligados à saúde querem aproveitar, mais uma vez, a oportunidade de negócio e reclamam agora o aumento da transferência de cirurgias, exames complementares de diagnóstico e tratamentos, apropriando-se de centenas de milhões de euros do Orçamento que deveriam ser investidos no SNS. Simultaneamente, a aprovação recente pelo governo do Estatuto do SNS, que subverte a Lei de Bases da Saúde, abre espaço para o crescimento dos sectores privado e social, que deveriam ter um carácter meramente supletivo.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) necessita de uma política que dê um forte impulso no investimento para resolver problemas há muito conhecidos e para o reforçar.

É urgente investir no SNS! É urgente recrutar, motivar e manter os profissionais de saúde, valorizando-os!

O SNS Público, Gratuito e Universal faz falta ao país!