ambiente energias renovaveisA CGTP-IN promoveu esta terça-feira, dia 23 de Outubro de 2018, um Seminário sobre “Energias renováveis e a eficácia energética - O impacto da transição e a acção dos trabalhadores”

O Seminário realizado em Faro, no Salão Nobre da Câmara Municipal, teve a participação de especialistas na matéria, como o Doutor Rui Namorado Rosa, físico e investigador, Mariano Sanz Lubeiro, secretário confederal do meio ambiente e mobilidade das Comissiones Obreiras de Espanha e o Dr Manuel Tão,investigador da Universidade do Algarve.

Este Seminário contou também com a presença do Secretário Geral da CGTP-IN,Arménio Carlos, e foi dirigido por Américo Monteiro, responsável pelo departamento de desenvolvimento sustentável da CGTP-IN. O debate incidiu sobre vários aspectos e preocupações que hoje se colocam sobre Energias renováveis, eficiência energética, a transição para as energias renováveis, a descarbonização dos transportes, as mudanças climáticas e a acção sindical.

Sendo um debate ainda inicial perante estes desafios, concluiu-se por isso, a necessidade de aprofundar os impactos da transição climática e da redução da emissão de gases CO2 em todos os sectores da vida económica em Portugal. Esta é uma discussão que importa prosseguir tendo em conta que as metas definidas pela UE não devem ser utilizadas para condicionar o necessário desenvolvimento dos países que dele necessitam, em proveito dos países mais poluidores.

Por outro lado, e em relação à pesquisa/prospecção do petróleo ao largo de Aljezur, é necessário que o Governo respeite a decisão da Assembleia da República e promova um estudo de impacto ambiental e económico. É fundamental impedir que se avance para esse fim, sem que estejam acautelados os interesses das populações, do meio ambiente e do país.

Estas são questões relevantes que, em simultâneo com a utilização das energias renováveis, a garantia do emprego e do trabalho digno, assim como do bem estar dos cidadãos, justifica e exige uma particular atenção dos Sindicatos da CGTP-IN.

Veja aqui o Enquadramento do Seminário

DSACES - Departamento para o Desenvolvimento Sustentável da CGTP-IN
Faro 23 de Outubro de 2018

POISE PT2020 FSE

poise

poise ambiente