GuineBissauCentrais Sindicais expressam solidariedade com os trabalhadores e o povo da Guiné-Bissau

Por iniciativa da CGTP-IN, oito centrais sindicais de países de língua oficial portuguesa subscreveram o texto de solidariedade com os trabalhadores e o povo da Guiné-Bissau que abaixo transcrevemos, junto com os respectivos subscritores:

Repudiam e condenam a acção repressiva das autoridades da Guiné-Bissau contra o livre exercício do direito de manifestação e protesto, bem como as prisões, perseguições e despedimentos de trabalhadores, dirigentes sindicais, patriotas e democratas guineenses.

Repudiam e condenam o ataque à sede da União Nacional de Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG) e a destruição causada nas suas instalações e equipamentos.

Denunciam e condenam o cerceamento crescente da liberdade, a violação de direitos fundamentais e o clima de ameaça e amedrontamento de todos quantos não abdicam da defesa dos seus direitos e de uma vida melhor.

Expressam a sua solidariedade aos trabalhadores e ao povo da Guiné-Bissau perante a acelerada degradação das condições de vida e de trabalho no país: aumento do desemprego, diminuição dos salários e aumento do custo de vida, deterioração dos serviços de saúde, educação e protecção social, aumento de impostos e taxas, corrupção.

Dirigem um apelo à unidade e luta dos trabalhadores e do povo contra os sucessivos atentados contra a legalidade constitucional e a democracia, em defesa da paz, da independência e da soberania da Guiné-Bissau.

As Organizações Sindicais subscritoras:

• União Nacional dos Trabalhadores Angolanos – UNTA-CS/Angola
  • Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB/Brasil
  • Central Única de Trabalhadores – CUT/Brasil
  • União Nacional Trabalhadores de Cabo Verde – UNTC-CS/Cabo Verde
  • Confederación Intersindical Galega - CIG/Galiza
  • Organização dos Trabalhadores de Moçambique – OTM - CS/Moçambique
  • Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional - CGTP-IN/Portugal
  • Organização Nacional dos Trabalhadores de São Tome e Príncipe – Central Sindical – ONTSTP – CS/São Tomé e Príncipe