assembleiaA Marcha Nacional por uma política de esquerda e soberana organizada pela CGTP-IN pôs termo, esta terça-feira, em S.Bento, junto à escadaria da Assembleia da República, aos cinco dias de luta dos trabalhadores e população que, de norte a sul do país, mostraram a sua total indignação para com esta política de direita do Governo PSD/CDS que só explora e empobrece o país.

Foi o culminar de cinco dias de luta intensos e de enorme envolvimento dos trabalhadores contra o Orçamento do Estado para 2015 que não traz nenhum alívio para as nossas famílias, pelo contrário, acentua as desigualdades entre pobres e ricos.

Os milhares de pessoas que se juntaram esta manhã em frente ao parlamento gritavam palavras de ordem como «é urgente e necessário o aumento dos salários», «do público ao privado é roubo descarado» e «desemprego em Portugal é vergonha nacional».

O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, disse "Sentimos em todo o país um grande apoio aos objetivos desta jornada de luta, traduzida numa exigência de valorização dos trabalhadores", salientando que a dignidade dos idosos é também um dos objectivos desta luta pela ruptura com a política de direita.

No seu discurso aos manifestantes, que decorria ao mesmo tempo em que no parlamento os deputados votavam o Orçamento de Estado para o próximo ano, afirmou que "basta de truques baixos, para fazerem despedimentos encapotados".

Disse ainda que "basta de corrupção, seja dos vistos gold ou do caso dos submarinos, punido na Alemanha e abafado em Portugal". "Basta desta política e deste Governo, suportado por um Presidente da República que em vez de defender a Constituição, se comporta como um dos seus maiores adversários, ao promulgar os sucessivos orçamentos feridos de inconstitucionalidades".

Terminou a sua intervenção convocando todos os portugueses a unir esforços contra a coligação de interesses políticos, dando ainda uma palavra de esperança no futuro aos manifestantes, afirmando que "há alternativa e que o país tem futuro".