rapariga agressãoO Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF chamou hoje a atenção para "a magnitude da violência" contra as adolescentes, a propósito do Dia Internacional da Rapariga, que se assinala no sábado.

"Quase uma em cada quatro raparigas adolescentes é vítima de violência física", ou seja, aproximadamente 70 milhões, entre os 15 e os 19 anos, recordou num comunicado.

A agência da ONU faz uma nova compilação da dados já divulgados, nomeadamente no relatório apresentado publicamente no início de Setembro "Escondido à vista (Hidden in plain sight)", o maior trabalho alguma vez realizado sobre violência contra as crianças, baseado em dados de 190 países.

"Cerca de 120 milhões de raparigas menores de 20 anos (cerca de uma em cada 10) tiveram experiências de relações sexuais forçadas ou outro tipo de atos sexuais forçados", assinalou.

A UNICEF lembrou ainda que "mais de 700 milhões de mulheres hoje vivas casaram antes dos 18 anos" e "mais de uma em cada três (cerca de 250 milhões) entraram numa união antes dos 15 anos".

No comunicado, a organização revela igualmente preocupação com as "percepções erradas e prejudiciais sobre a aceitação da violência, particularmente entre as raparigas": a recusa de relações sexuais, o sair de casa sem autorização, discutir ou queimar o jantar são justificação para que um homem bata na companheira para quase metade das raparigas entre os 15 e os 19 anos, de acordo com os dados.

"Estes números reflectem uma mentalidade que tolera, perpetua e até justifica a violência -- e devem fazer soar um alarme a toda a gente, em todo o lado," afirmou Geeta Rao Gupta, directora-adjunta da UNICEF.

Manter as raparigas na escola para que adquiram "competências cruciais", dialogar com as comunidades e reforçar os serviços judiciais, criminais e sociais podem prevenir a violência, aconselha a organização.

Noticia dos semanário SOL de 10 de Outubro de 2014