the hotel estacaoO Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte em Comunicado de Imprensa que está a ser difundido hoje denuncia que o Hotel Estação, sito ao Largo da Estação, em Braga, está a impedir uma trabalhadora, que é também delegada e dirigente sindical, de ocupar o seu posto de trabalho e de exercer as suas funções profissionais.

A trabalhadora quando se apresentou ao serviço para exercer as funções profissionais da sua categoria profissional de empregada de andares, foi-lhe dito que não entrava ao serviço.

Esta atitude da empresa é ilegal e atenta contra direitos fundamentais da trabalhadora, como é o direito a ocupar efectivamente o seu posto de trabalho e exercer as suas funções profissionais.

Tal comportamento configura a prática de assédio laboral e visa apenas perturbar e constranger a trabalhadora, afectar a sua honra e dignidade, criar-lhe um ambiente hostil, degradante, humilhante e desestabilizador.

O facto de a empresa terem iniciado um processo de extinção do posto de trabalho da trabalhadora não dá o direito à empresa de impedir a ocupação efectiva.

Aliás, tal monstruosidade de processo visa apenas e só despedir uma trabalhadora, delegada e dirigente sindical, acérrima defensora dos direitos dos trabalhadores que, nessa qualidade, tem feito frente às práticas ilegais da empresa.

O sindicato já apresentou um protesto junto da empresa e requereu a intervenção urgente da ACT.

Fonte: USB